Manifesto

Nós acreditamos que a capacidade de aprendizado e adaptabilidade das pessoas está gerando disrupção na área educacional, tornando irrelevantes os modelos tradicionais. O tempo está cada vez mais escasso, e a quantidade de conhecimento circulando no mundo é cada vez maior. Por isso, faz-se necessário criar estratégias eficientes para aumentar essa capacidade de aprendizado em alta velocidade e com efetividade.

Pensando nisso, criamos a Roadmap: uma plataforma de conteúdos exclusivos, organizados em trilhas de aprendizagem, acessível remotamente para profissionais das áreas de Negócio e TI que precisam adquirir novos conhecimento para realizar a transformação digital agora.

Nossa curadoria de conteúdo tem como base a aplicação prática em projetos de organizações públicas e privadas. Com esta experiência, organizamos as nossas Trilhas de Aprendizagem, respeitando a individualidade de cada pessoa, suas necessidades e perfis pessoais e profissionais de futuro relacionados à tecnologia e transformação, sabendo que cada indivíduo é único. Acreditamos na capacidade de discernimento das pessoas para fazerem suas escolhas entre alternativas e possibilidades de uma maneira lúcida e esclarecida, dentro de um contexto de hiperestímulo para escolher onde pretende aproveitar oportunidades e dedicar tempo, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Entendemos que a inovação está diretamente relacionada à capacidade de fazer conexões. Sendo assim, organizamos parte dos conteúdos numa visão horizontal mais ampla para você ser mais sagaz na composição de equipes multidisciplinares de alta performance com capacidades, virtudes, habilidades e conhecimento necessários. A outra parte dos conteúdos é ideal para profundidade e amplitude vertical de conhecimento em suas habilidades em T de uma área específica ou campo de atuação.

Estamos num mundo cada vez mais complexo, exigindo dos profissionais a capacidade de abstração de modelos e elaboração de raciocínios complexos. Isso tudo pode ser entendido como a capacidade de olhar para informações à nossa volta que, muitas vezes, podem parecer desconexas e encontrar nexo nestas informações. Por exemplo, começamos as nossas trilhas de aprendizagem a partir da Jornada da Experiência do Cliente, por modelos abstratos de Cadeia de Valor e Fluxo de Valor, para, na sequência, partir para modelos físicos mais detalhados e complexos de automação de fluxos de trabalho, orquestração de microsserviços com monitoramento de ponta a ponta, mineração de processos e aprendizado de máquina com o uso de Inteligência Artificial.

Sabemos que é possível ser bom em mais de um campo de conhecimento. E, ao mesmo tempo, não dá para ser sensacional e fantástico em absolutamente tudo que fazemos, mas algum nível de polivalência é necessário. Isso se traduz nas nossas vidas: temos que desenvolver estratégias para que possamos adquirir uma quantidade maior de soft skills para ter um portfólio de habilidades e capacidades que nos assegure a polivalência.

Várias empresas, de todos os setores, já estão envolvidas na transformação de negócios. E, agora, estão envolvidas na transformação digital também, um processo de mudança fundamentalmente de pessoas, processos, sistemas e tecnologias para obter melhorias mensuráveis em eficiência, eficácia, efetividade e satisfação do cliente. Como a transformação digital é habilitada e apoiada por tecnologias, o material didático foi concebido para, desde as primeiras disciplinas, dar ênfase na utilização de Tecnologias de BPM em todas as áreas de conhecimento.

Para muitas organizações, a transformação digital já era uma realidade. Porém, para outras, a Covid-19 foi o empurrão que faltava para caírem de cabeça nessa realidade. Mudanças que durariam meses ou anos foram feitas em dias ou semanas, desde a adaptação ao trabalho remoto e digitalização de processos até a concepção de novos serviços. Com a transformação compulsória imposta pela pandemia, a Excelência Operacional tornou-se Resiliência Operacional, estabelecendo objetivos relevantes e alcançáveis, quebrando a complexidade, facilitando a colaboração, criando capacidade organizacional com medidas e ajustes adequados para este “novo normal” já estabelecido. E por mais que as empresas tenham vencido a primeira etapa do movimento, é preciso criar uma estrutura que suporte a empresa em longo prazo.

As iniciativas de Gêmeo Digital de uma Organização (DTO - Digital Twin of an Organization) serão aceleradas para obter uma representação digital de um objeto ou sistema físico. Para digitalizar os fluxos de trabalho e decisões com base em regras de negócio, abordaremos técnicas de mapeamento dos processos, bem como técnicas mais avançadas de mineração de processos. Quanto mais um gêmeo digital puder duplicar o objeto físico, maior será a probabilidade de encontrar eficiências e outros benefícios em processos de alto valor para os clientes.

No contexto das novas tecnologias que estão moldando vários setores, é natural que novas habilidades e novos empregos se tornem comuns. Compartilhamos nosso conhecimento prático essencial para você adquirir novas formas de pensar a transformação digital, o aperfeiçoamento profissional e a requalificação (IT-BPM Upskilling/Reskilling) de profissionais das áreas de Negócio que desejam melhorar suas perspectivas de carreira, concentrando-se nas habilidades de resolução de problemas complexos com o uso de algoritmos, raciocínio computacional e pensamento sistêmico.

O aprimoramento da força de trabalho é fundamental para as organizações permanecerem à frente. Em diversos setores, cada vez mais competitivos, adaptar-se às tecnologias mais recentes, aperfeiçoar-se profissionalmente e requalificar-se são as chaves para um futuro melhor para as organizações e para os profissionais.

Com a nossa abordagem de aprendizado baseada em desafios, você terá a mentoria para automatizar processos de ponta a ponta, da concessão à recuperação de crédito de uma startup fintech hipotética, modelo testado e aprovado em várias edições presenciais do Hands-On-Workshop Modelar » Simular » Executar » Otimizar Processos e Decisões da Projeler.

Este posicionamento ficará claro em quaisquer aulas que estejamos envolvidos e nos conteúdos que entregamos remotamente para você colocar a mão na massa e realmente aprender fazendo com o objetivo de transformar sua carreira e seus negócios.

Fluxo e trabalho ou Workflow é a forma como uma empresa organiza seus processos e rotinas, desde o administrativo até o atendimento ao cliente. Algumas vezes, durante a gestão de marketing, alguns profissionais sentem ter excesso de tarefas e dificuldade em gerir todas elas.
Soft skills são habilidades que lidam com a relação e interação com outros. Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis da média.
Challenge Based Learning (CBL) é uma abordagem multidisciplinar referente ao ensino e aprendizagem que incentiva os alunos a utilizar a tecnologia que eles aplicada em suas vidas diárias para solucionar problemas do mundo real através de esforços em suas casas, escolas e comunidades.
Ruptura: descontinuação, divisão, rompedura, rompimento, suspensão.
Ajudar a alcançar objetivos, auxiliar o outro a encontrar um caminho mais promissor, tendo como o alvo o progresso e o crescimento pessoal e profissional do mentorado.
Fintech é toda empresa que se propõe a oferecer serviços relacionados ao seu dinheiro, só que a custos bem mais baixos que os dos bancos, e beneficiando-se do imenso alcance da internet.
Adaptabilidade é uma palavra que descreve as habilidades necessárias para ter sucesso atualmente, seja na esfera profissional ou pessoal. Em um mercado profundamente influenciado pela lógica digital – de fragmentação e mudanças em alta velocidade, faz sentido que a capacidade de adaptação fique em evidência, sendo, até mesmo, um ponto crítico para sobreviver às reviravoltas.
A curadoria aproveita o excesso de informação bruta, lapida o que é relevante e divulga da melhor forma, simplificando e facilitando a comprensão e aplicação prática do conhecimento.
Discernimento é a capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado. Pode também ser a capacidade de avaliar as coisas com bom senso e clareza, juízo e tino.
O hiperestímulo tende a promover desatenção e pode ser um vilão que nos força à ação quase que contínua, desequilibrando o ritmo da vida. Por outro lado, os hiperestímulos ampliam o leque de opções para poderemos nos lançar com mais segurança, amadurecimento e rigor ao bombardeio de orientações que diariamente nos impacta.
Que não se consegue enganar ou não pode ser enganado; esperto: ele é uma pessoa sagaz e sabe o que quer.
Multidisciplinar significa reunir várias disciplinas em busca de um objetivo final. Montar uma equipe multidisciplinar, com profissionais que possuem diversas habilidades, personalidades e conhecimentos, pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. Com um time diverso é possível existir maior troca de experiências entre os profissionais, facilidade na execução das tarefas e flexibilidade em relação às atividades realizadas.
Orquestração é a configuração, o gerenciamento e a coordenação automatizada de serviços, aplicações e sistemas de computador. A orquestração ajuda a TI a gerenciar fluxos de trabalho e tarefas complexas com mais facilidade.
Microsserviços são uma abordagem de arquitetura para a criação de aplicações. O que diferencia a arquitetura de microsserviços das abordagens monolíticas tradicionais é como ela decompõe a aplicação por funções básicas. Cada função é denominada um serviço e pode ser criada e implantada de maneira independente. Isso significa que cada serviço individual pode funcionar ou falhar sem comprometer os demais.
Microsserviços são uma abordagem de arquitetura para a criação de aplicações. O que diferencia a arquitetura de microsserviços das abordagens monolíticas tradicionais é como ela decompõe a aplicação por funções básicas. Cada função é denominada um serviço e pode ser criada e implantada de maneira independente. Isso significa que cada serviço individual pode funcionar ou falhar sem comprometer os demais.
Microsserviços são uma abordagem de arquitetura para a criação de aplicações. O que diferencia a arquitetura de microsserviços das abordagens monolíticas tradicionais é como ela decompõe a aplicação por funções básicas. Cada função é denominada um serviço e pode ser criada e implantada de maneira independente. Isso significa que cada serviço individual pode funcionar ou falhar sem comprometer os demais.
Microsserviços são uma abordagem de arquitetura para a criação de aplicações. O que diferencia a arquitetura de microsserviços das abordagens monolíticas tradicionais é como ela decompõe a aplicação por funções básicas. Cada função é denominada um serviço e pode ser criada e implantada de maneira independente. Isso significa que cada serviço individual pode funcionar ou falhar sem comprometer os demais.
O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.
Mensurável é o que se consegue medir; cuja medida pode ser determinada; medível. Que admite uma verificação, avaliação; que permite uma medida comum; comensurável: carga mensurável.
Eficiência é quando um trabalho é realizado da melhor maneira possível, utilizando apenas os recursos disponíveis e não gerando custos além do esperado — ou seja, fazer certo as coisas.
Eficácia consiste em utilizar todos os recursos disponíveis para apresentar o melhor trabalho possível e, consequentemente, gerar resultados positivos para a sua empresa — ou seja, fazer as coisas certas.
Efetividade é a habilidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo para atingir as metas definidas no prazo e orçamento estabelecidos e conseguir apresentar um resultado final satisfatório para a empresa - ou seja, ter uma liderança de sucesso.
Efetividade é a habilidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo para atingir as metas definidas no prazo e orçamento estabelecidos e conseguir apresentar um resultado final satisfatório para a empresa - ou seja, ter uma liderança de sucesso.
Que se pauta em hipóteses ou suposições; suposto: argumento hipotético. Que apresenta uma possibilidade de efetivação, de concretização, mas que ainda não foi comprovado, provado. Que possui hipótese; que não se pode saber com toda a certeza; incerto: toda previsão sobre o futuro é hipotética.
Explorar » Mapear » Transformar
Projetar » Automatizar » Otimizar
Minerar » Robotizar » Treinar Modelos
Explorar » Mapear » Transformar
Projetar » Automatizar » Otimizar
Minerar » Robotizar » Treinar Modelos
Explorar » Mapear » Transformar
Projetar » Automatizar » Otimizar
Minerar » Robotizar » Treinar Modelos
Explorar » Mapear » Transformar
Projetar » Automatizar » Otimizar
Minerar » Robotizar » Treinar Modelos
Kaizen, (do japonês, "melhoria" ou "mudança para melhor"), refere-se à filosofia ou às práticas que incidem sobre a melhoria contínua dos processos.
Kanban é um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser trocado por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados. Já na Engenharia de Software, Kanban é uma estratégia para otimizar o fluxo de valor para partes interessadas através de um processo que utiliza um sistema visual que limita a quantidade de trabalho em andamento através de um sistema puxado.
O Lean Digital é a gestão lean, focada na construção de experiências digitais conectadas no aumento e crescimento da satisfação do cliente, desenvolvendo a competitividade e apoiando a transformação digital em novos modelos de negócios.
Rotas Inequívocas, Ritmo e Rotinas de Movimentação
Muda, Mura e Muri
Jornada do Cliente para Projetar Soluções e Experiências
Construção da Cadeia de Valor e Arquitetura de Processos
Balanceamento do Fluxo Contínuo de Valor pela Ótica do Lean Digital
Design de Processos e Regras de Decisão com Modelos Executáveis
Desenvolvimento com Standards de BPM em Motores de Processos e Regras de Decisão
Operações e Monitoramento da Execução de Processos Automatizados
Mineração de Processos para a Descoberta de Modelos e Verificação de Conformidade
Robotização de Tarefas Humanas com RPA e Orquestração de Integrações
Aprendizado de Máquina Integrado aos Processos Automatizados
O mapeamento de fluxo de valor é um método de fluxograma para ilustrar, analisar e melhorar os passos necessários para entregar um produto ou serviço. Fundamental na metodologia enxuta, o VSM analisa o fluxo das etapas e informações do processo desde a origem até a entrega ao cliente.
Um composto de Dev (desenvolvimento) e Ops (operações), o DevOps é a união de pessoas, processos e tecnologias para fornecer continuamente valor aos clientes.
Um composto de Dev (desenvolvimento) e Ops (operações), o DevOps é a união de pessoas, processos e tecnologias para fornecer continuamente valor aos clientes.
Um composto de Dev (desenvolvimento) e Ops (operações), o DevOps é a união de pessoas, processos e tecnologias para fornecer continuamente valor aos clientes.
Um composto de Dev (desenvolvimento) e Ops (operações), o DevOps é a união de pessoas, processos e tecnologias para fornecer continuamente valor aos clientes.
RPA Robot Process Automation: integração de aplicações com robô de software que imita as ações humanas em sistemas.
RPA Robot Process Automation: integração de aplicações com robô de software que imita as ações humanas em sistemas.
RPA Robot Process Automation: integração de aplicações com robô de software que imita as ações humanas em sistemas.
BPM é a abreviação de Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio. Essa disciplina tem como objetivo olhar para os processos da empresa de forma horizontal de ponta a ponta para fazer uma gestão voltada a entrega plena de resultados aos clientes.
BPM é a abreviação de Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio. Essa disciplina tem como objetivo olhar para os processos da empresa de forma horizontal de ponta a ponta para fazer uma gestão voltada a entrega plena de resultados aos clientes.
BPM é a abreviação de Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio. Essa disciplina tem como objetivo olhar para os processos da empresa de forma horizontal de ponta a ponta para fazer uma gestão voltada a entrega plena de resultados aos clientes.
Hiperautomação ou Hyperautomation é a combinação de tecnologias e conhecimentos que as empresas precisam para tornar o processo de trabalho automatizado, totalmente voltado para tornar o modelo do negócio ágil como ele deve ser.
Hiperautomação ou Hyperautomation é a combinação de tecnologias e conhecimentos que as empresas precisam para tornar o processo de trabalho automatizado, totalmente voltado para tornar o modelo do negócio ágil como ele deve ser.
Hiperautomação ou Hyperautomation é a combinação de tecnologias e conhecimentos que as empresas precisam para tornar o processo de trabalho automatizado, totalmente voltado para tornar o modelo do negócio ágil como ele deve ser.